PDI: reestruturação no Calçadão começa amanhã

PUBLICIDADE

Assessoria

As obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) entram na terceira etapa nesta segunda-feira (11), quando começam efetivamente os trabalhos no Calçadão e no perímetro formado pelas Ruas Paraná, Sete de Setembro, São Paulo, Barão do Cerro Azul, Antônio Alves Massaneiro e Mato Grosso, incluindo a Travessa Padre Champagnat e o entorno da Biblioteca Pública Municipal.

Na primeira fase, será interditada a Avenida Brasil no sentido oeste-leste no trecho entre as Ruas 7 de Setembro e a Souza Naves (rotatória) para demolições e reestruturação. Nesse trecho, ficará liberada a calçada. O tráfego de veículos será possível apenas para quem reside no local.

 

 

As transversais – Carlos de Carvalho, Souza Naves e Sete de Setembro – continuarão liberadas para tráfego em uma faixa.

Faixas sinalizadoras serão colocadas pela Cettrans nas vias neste sábado (9) para informar a população.

 

Rotas alternativas

A orientação da Cettrans é para que os motoristas que irão cruzar a cidade de leste a oeste ou sentido contrário evitem trafegar pela Avenida Brasil por um período, optando pelos binários e vias de mão dupla, deixando para utilizar a Brasil apenas quando há necessidade de parar no Centro.

As vias alternativas no sentido oeste-leste são as ruas Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e no sentido leste-oeste as ruas Paraná e Antonina.

Para quem segue no sentido oeste-leste pela Brasil a última via para acessar a Rio Grande do Sul ou São Paulo, antes do trecho em obras, será a Rua Sete de Setembro.

Para quem vem para o centro da cidade no sentido leste-oeste, a última via antes do Calçadão para acessar a Rua Paraná é a Rua Antônio Alves Massaneiro. Quem entrar no Calçadão terá a opção de sair pelo lado esquerdo, ou para a Rua Carlos Gomes ou na rotatória, pela Rua Souza Naves.

Rede de energia e de telecomunicações

Após o período de demolição da atual estrutura (cerca de 15 dias) realizado pela Paulitec, a Copel iniciará os trabalhos de substituição da rede aérea de energia elétrica e de telecomunicações, por rede subterrânea – com implantação de iluminação pública em LED, modernizando e despoluindo a paisagem urbana do centro da cidade.

Como ficará

O Calçadão ganhará benfeitorias como novos quiosques, brinquedos, academia ao ar livre, espaço para feiras itinerantes e miniarena no canteiro central, além de pista de caminhada e ciclovia, bem como mudanças no traçado das pistas da Brasil, que passarão a ser retilíneas, com pista exclusiva para o transporte coletivo urbano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *