Consciência Negra em Cascavel: “Não é Dia da Consciência Humana; por muito tempo não fomos considerados humanos”

PUBLICIDADE

 

O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje em todo o Brasil, não está passando batido em Cascavel.

Como parte do movimento Novembro Negro, várias atividades foram realizadas na data que simboliza a histórica luta pela igualdade racial no Brasil.

Embora já estejamos em 2015, o preconceito racial ainda persiste. Para professora do Colégio Itagina Fortunato, Cleci Martins – que também faz parte da organização do Novembro Negro e tem engajamento na defesa da cultura afro – o debate ainda é necessário pois muita gente ainda insiste em querer transformar o Dia Nacional da Consciência Negra em Dia Nacional da Consciência Humana.

“Em nosso processo histórico, em vários períodos não fomos considerados seres humanos. Tem mais de 140 anos da abolição da escravatura mas não tem mais de 140 anos que as pessoas negras são tidas como humanas”.

Segundo Cleci, não é difícil dar exemplos de como os negros não estão em pé de igualdade com brancos.

“Ao associar o negro sempre ao esporte ou somente por suas raízes culturais e raramente associá-lo pela as capacidade intelectual vemos que ainda não somos tratados da mesma forma”.

Em Cascavel, algumas atividades foram realizadas ao longo do mês de novembro. Além do grande evento do Novembro Negro, hoje haverá um ato inter-religioso na APP-Sindicato. Mães e Pais de Santo e também representantes do movimento cristão farão um ato em comemoração do Dia da Consciência Negra.

 

12235027_1691246541087114_4791396490582975535_n

Ao longo do dia, a maioria dos atos foram nos colégios estaduais. Veja as fotos:

No Colégio Interlagos, por exemplo, houve exposição de arte da cultura negra, além de fotos, apresentações artísticas e vários alunos caracterizados com roupas e acessórios que representam a Cultura Negra.

No Ceep houve um sarau e outras apresentações culturais que incentivaram o fim do preconceito racial.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *