À esquerda: Com PDI, portas do ônibus vão mudar de lado

PUBLICIDADE

 

Muita coisa vai mudar em Cascavel depois que a obra do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) for concluída. Até as portas do ônibus do transporte público terão que mudar.

Hoje elas são na direita e, para que o corredor exclusivo para ônibus funcione, as portas terão que ser colocadas na esquerda. E para veículos que circulam em um dos terminais, será necessário ter porta dos dois lados.

Essa foi a solução que a Prefeitura achou para evitar atropelamentos e confusão nas pistas.

A confirmação é do engenheiro-civil da Seplan, Adir Tormes – um dos maiores conhecedores do PDI na cidade – em recente reunião na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel).

“As portas dos ônibus serão a esquerda. As pessoas vão descer a esquerda no corredor e nos terminais”.

As portas a esquerda não serão em todos os veículos, segundo Adir, somente nos que passarem pelo corredor exclusivo.

“Dos bairros até o terminal a porta continuará a direita”.

Foi cogitada a possibilidade de manter o corredor de serviço à direita, na mesma pista onde os ônibus circulam atualmente mas, segundo ele, a consequência seria ainda pior.

“Na Avenida Brasil tem três pistas de carros e a da esquerda é para quem anda mais rápido e da direita para quem vai estacionar. Se colocássemos o corredor à direita [para não ter que mudar a porta] teria que tirar os estacionamentos. Da forma que projetamos, as pessoas vão descer no Calçadão e vão circular, seja no próprio calçadão ou atravessando a rua. É a melhor saída”, explica.

 

Quais são os corredores? Entenda as mudanças

A obra do PDI está concentrada na Avenida Brasil mas, segundo Adir, a mesma reforma se estenderá para os outros trechos que serão corredores. Haverá pistas exclusivas também na Avenida Tancredo Neves e na Avenida Barão do Rio Branco.

As linhas da Avenida Brasil serão as Eixo Leste/Oeste e vice-versa.

Será construído o Terminal Sudoeste, próximo ao Estádio Olímpico. Pela Avenida Tancredo Neves passará a linha Oeste/Sudoeste e vice-versa.

Também será construído o Terminal Norte, próximo ao Ceasa. Pela Avenida Barão do Rio Branco passará a linha Leste/Norte e vice-versa.

O Terminal Sul é um caso a parte. Não há corredor exclusivo previsto na Avenida Carlos Gomes, que leva ao Terminal Sul. Porém, em dado momentos os ônibus que passam pela Carlos Gomes – com embarque e desembarque pela direita – vão entrar nos corredores – com entrada e saída pela esquerda. A solução encontrada foi a de colocar portas dos dois lados nos ônibus do Terminal Sul que levam aos demais terminais.

A reforma das outras pistas ainda não foi licitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *