Morre líder da Revolução Cubana, Fidel Castro

PUBLICIDADE

Entre tantos acontecimentos políticos no mundo, 2016 também será marcado como o ano da morte do Fidel Castro.

Um dos principais líderes da Revolução Cubana faleceu na madrugada de hoje (26), l por volta das 3h30 no Brasil, 22h30 em Cuba.

Fidel, que completou 90 anos em agosto,  esteve ao lado de Che Guevara em 1959, na conquista do poder em Havana. Na época Cuba vivia em um regime ditaorial comandando por Fulgencio Batista que tinha apoio dos EUA.

Segundo a Agência Prensa Latina,  a notícia foi dada aos cubanos pelo irmão de Fidel, Raul Castro, em pronunciamento na televisão em cadeia nacional. O corpo de Fidel Castro será cremado.

Um pouco de história.

Fidel Castro nasceu em 1926.

Sua carreira política se iniciou em dezembro de 1976. Durante três décadas, Castro foi presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros de Cuba, assim como comandante-em-chefe das Forças Armadas Revolucionárias.

Em 2006, devido ao seu frágil estado de saúde, Fidel Castro abandonou os cargos políticos, passando as suas funções para o seu irmão, Raúl Castro

A luta revolucionária de Fidel começou em 11 de março de 1952, após o golpe militar do general Fulgencio Batista. Castro esteve nas primeiras fileiras da resistência, organizando os apoiantes para derrubar o ditador. A primeira ação do grupo de Castro foi atacar o Quartel Moncada, em 26 de julho de 1953. Com o fracasso da ofensiva, Fidel foi capturado e condenado a 15 anos de prisão. No entanto, sob a pressão do povo, foi liberado pela amnistia em 1955, sendo exilado para o México, onde continuou organizando a rebelião almejada não somente por ele, mas por muitos.

Em dezembro de 1956, o grupo de revolucionários liderados por Castro desembarcou na província de Oriente, Cuba. O grupo cresceu, ganhou força e se tornou o Exército Rebelde. Em 1 de janeiro de 1959, Castro e seus aliados conseguiram derrubar o regime ditatorial de Batista.

Texto e foto Agência Sputnik.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *